Aconteceu na manhã de hoje (04/10/2021), de forma presencial, o Encontro Territorial de Monitoramento da Formação Continuada com a participação dos gestores das redes estadual e municipal circunscritas a este Território, da equipe do IAT, do NTE 11 e do grupo amostral de técnicos de ambas as redes. O objetivo da reunião presencial é discutir e alinhar as ações desenvolvidas com os educadores participantes.
“Enquanto Diretora de Educação deste Território, sinto-me grata a Deus por estarmos todos juntos, a equipe do NTE 11, os Formadores do Instituto Anísio Teixeira – IAT em nosso Território, juntamente com a Diretora do IAT, Professora Cybele Amado, os Secretários Municipais, Técnicos, Gestores de ambas as redes estadual e municipal, representantes das Universidades do Território, fazendo uma nova escuta de avaliação da formação continuada promovida pela SEC em parceria com IAT, como órgão formador. Processo este que em muito contribui para a melhoria e o fortalecimento da qualidade da Gestão Pedagógica e do desenvolvimento de ensino e da aprendizagem. Ressalto ainda, a emoção desse reencontro presencial após um longo período de trabalho remoto, como também todos os cuidados que tivemos para o cumprimento do protocolo de biossegurança neste momento. Gratidão a todos os envolvidos! ” Diretora do NTE-11, Maria Aparecida Vasco das Chagas.
Para a Secretária Municipal de Educação de Mansidão, Karla Geane Barreto Rocha, o encontro é imprescindível para a promoção do bem comum e enriquecimento das redes, uma vez que, as trocas de experiências nos ajudam a somar conhecimentos. Portanto, juntos podemos esperançar mais com energia e alegria. Em tempo, parabenizo a iniciativa do IAT em ofertar a formação continuada aos profissionais de Educação dos Municípios e do Estado.
Nas palavras do técnico do Município de Catolândia, Wedson Porto, a reunião é um momento ímpar, primeiro por podermos juntos celebrar o retorno gradativo de encontros presenciais, segundo, por promover a escuta atenta e respeitosa dos profissionais da educação da Bahia acolhendo nossas percepções dos aspectos positivos e também das questões limitadoras do processo formativo. O evento se constitui como mais uma ação fortalecedora do trabalho colaborativo. Nossa gratidão ao Governo de Estado, ao Secretário de Educação, a Diretora do IAT e a Diretora do NTE-11.
“Considerei o encontro muito produtivo, uma vez que, os grupos expuseram todo trabalho realizado durante a formação, como também, o que ainda precisa ser trabalhado de forma que possa melhor ser executado nas unidades escolares em relação ao ensino aprendizagem. Momentos presenciais como esses são enriquecedores para toda a prática da educação, dividindo experiências e estreitando laços.” Diretora do Colégio Estadual Mimoso do Oeste Denize Albuquerque.