O Governo do Estado creditará mais uma parcela do vale-alimentação estudantil, nesta sexta-feira (14), para todos os estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (13). “Este é o sexto crédito destinado à segurança alimentar dos estudantes neste período de pandemia do novo Coronavírus. Com o processo de matrícula, os novos alunos que vieram de outras redes de ensino também são beneficiados com o vale-alimentação”, disse Rui. Este novo crédito será de R$ 48 milhões, totalizando R$ 270 milhões já investidos pelo Estado até agora, com recursos próprios, neste programa.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, lembra que o Vale-alimentação Estudantil (PVAE) foi a primeira das quatro ações do Governo da Bahia lançadas no âmbito do Programa Estado Solidário, em benefício dos estudantes da rede estadual de ensino, que já estão participando do ensino 100% remoto, desde o dia 15 de março. “Com o PVAE, cada estudante da rede estadual recebe 55 reais de crédito, por parcela, independentemente do número de estudantes por família. Somado ao PVAE, temos ainda o Bolsa Presença, que destina 150 reais, mensalmente, por família de estudante matriculado na rede cadastrada no CadÚnico e em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Temos também o programa de Monitoria Mais Estudo, que destina bolsa mensal de 100 reais, por monitor, e a oferta de cursos de qualificação profissional, pelo Programa Educar para Trabalhar. Portanto, é um conjunto de políticas públicas que alia assistência econômica aos estudantes, mas que visa, sobretudo, contribuir para o vínculo com a escola e a aprendizagem”, afirmou.
O vale-alimentação é usado exclusivamente para a compra de alimentos, como feijão, arroz, marcarão, ovos, carne e leite, sendo de livre escolha do estudante. Os alimentos podem ser comprados com o cartão Alelo em mais de 20 mil estabelecimentos credenciados nos 417 municípios baianos, além de distritos e povoados, movimentando, também, a economia do Estado.
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, explicou sobre a entrega dos cartões para os alunos novos. “A partir da próxima segunda-feira (17), os estudantes novos devem entrar em contato com a unidade escolar para agendar a retirada dos cartões, que, por questão de segurança, seguem sem crédito até que os estudantes novos retirem nas respectivas escolas”, ressaltou.
Em caso de dúvida sobre o vale-alimentação, o estudante deve entrar em contato com a escola onde está matriculado ou pelos canais da Ouvidoria (0800 284 0011 e e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov). Outras opções são as contas do Facebook (@ouvidoriageraldabahia) e do Instagram (@ouvidoriageralbahia) da Ouvidoria Geral do Estado, que passaram a ser usadas para otimizar esta prestação de serviços aos estudantes, professores, servidores e sociedade de um modo em geral.