O Núcleo Territorial de Educação (NTE-11), representado pela Diretora Regional Maria Aparecida Vasco das Chagas, participou como organizador e parceiro da I Feira de Inovação e Ciências do Oeste da Bahia (FICOB), que aconteceu dias 17 e 18 de novembro de 2020, toda em formato virtual. A Feira teve apresentação de trabalhos produzidos pelos estudantes sob orientação dos professores, promoção Minicursos e Palestras.
A FICOB tem como objetivo estimular a ciência e inovação, o desenvolvimento de tecnologias e o empreendedorismo em jovens das escolas da educação básica e ensino técnico da rede pública e privada do oeste da Bahia.
A Diretora do NTE-11 Maria Aparecida, agradece e parabeniza à Comissão Organizadora do evento, às Instituições parceiras, às equipes Gestoras das Unidades Escolares e especialmente aos professores orientadores e estudantes que são os protagonistas da ação!
Para a Estudante do 3º ano, Sabrina Oliveira, do Colégio Estadual Duque de Caxias, que participou com o projeto Babosa Famosa, premiado em 3 categorias, “o momento é de gratidão pela participação e premiação na FICOB, mesmo diante dos desafios tivemos total apoio de nossos professores orientadores, estou muito feliz com o êxito do projeto”.
“ Fiquei imensamente feliz com os resultados da FICOB. O evento, planejado e executado em equipe, pensado para os Estudantes da região Oeste da Bahia, mostrou o potencial das nossas Escolas e da educação pública de qualidade. Os estudantes e professores orientadores brilharam! Os projetos foram incríveis, inovadores e mostraram relevância social”. Diretora do Centro Juvenil de Ciências e Cultura de Barreiras (CJCC), Laisa Brandão.
Nas palavras da Coordenadora Uânia Soares, lotada no Colégio Estadual Marcos Freire, a Feira de Inovação e Ciências do Oeste Baiano (FICOB) é uma proposta que fomenta a iniciação científica em nosso Território, revelando o potencial e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas. Apesar das adversidades impostas pela COVID-19, as unidades escolares mostraram que é possível realizar pesquisa científica em meio às incertezas e dificuldades.
Segue link abaixo com resultado de todas as premiações da FICOB.
https://drive.google.com/file/d/1OhVzcX6jaW-uEADKiUGilsqkhTHzhhH6/view?usp=sharing