#Transformaê virada educacional


As escolas estaduais estão realizando, nesta sexta-feira (20), da edição 2019 do #Transformaê: virada educacional Bahia. Durante todo o dia, 12 horas seguidas, serão realizadas atividades, a exemplo de apresentações de dança, teatro e música; realização de jogos educativos; intervenções sociais; ações de preservação ambiental; exibições de filmes; e oficinas diversas. Rodas de conversa e mesas redondas também serão realizadas, abordando temas dos mais diversos como empoderamento feminino, combate ao preconceito e à intolerância religiosa e prevenção ao suicídio. A ação é um movimento educativo-cultural da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o objetivo de promover o protagonismo estudantil e a integração das famílias com as escolas.
“O Transformaê, virada educacional, é uma ação pedagógica de iniciativa da SEC- Bahia, através da Superintendência de desenvolvimento da educação básica com o objetivo de fortalecer todas as ações do Programa de Educação do Estado da Bahia, Educar para Transformar, através da articulação com todos os segmentos da sociedade e diferentes instituições, seja do poder público, organizações sociais-ongs, ou do setor privado; oportunizando e estimulando aos estudantes o desenvolvimento do protagonismo juvenil!! Estamos felizes em ver a criatividade, compromisso e desenvoltura das unidades escolares do Território da Bacia do Rio Grande nesta ação.” Diretora do NTE-11, Maria Aparecida Vasco das Chagas.
Para a estudante Júlia de Sousa Dourado, do 3ª ano matutino, do Colégio Estadual Antônio Geraldo o Transformaê esta sendo maravilhoso em sua escola, com diversas apresentações, momento cultural, atividades lúdicas; É um dia em que nós saímos da rotina de sala de aula, diz ela.
Nas palavras da Coordenadora Uania Soares do Colégio Estadual Marcos Freire, o Transformaê constitui-se em um momento que permite a socialização, interação e a (re) construção de conhecimentos. Na nossa escola foi realizada uma gincana para abordar o tema proposto pela SEC, fator que possibilitou o conhecimento dos educadores sobre o ESCOLADO, ampliando o SABE para toda a comunidade escolar. Alem de proporcionar uma reflexão sobre os indicadores educacionais.
Neste ano, a programação também abordará com toda a comunidade escolar ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela SEC com foco na aprendizagem, dentre os quais estão o Sistema Baiano de Avaliação (SABE), que está aplicando avaliações em Língua Portuguesa e Matemática, e o Mais Estudo, projeto de monitoria estudantil, que também tem foco no fortalecimento das aprendizagens nestas duas disciplinas.