JERP- Jogos Estudantis da Rede Pública na fase zonal, ocorreu nesta última quarta e quinta-feira

 

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar- CFE, promoveu nesta terça-feira e quarta-feira (30 e 31/07/2019) os Jogos Estudantis da Rede Pública- JERP. Desenvolvidos no âmbito da Bahia, dando prosseguimento ás ações de fortalecimento e fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, sem deixar de lado a observação aos talentos esportivos naturalmente aflorados, em consonância com o compromisso do Programa Educar para Transformar: um pacto pela educação.

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), organizados pela Secretaria de Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 núcleos Territoriais de Educação do Estado, envolvem, anualmente, estudantes e professores das escolas das redes públicas e privadas nos municípios baianos.

Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia no sistema Educacional, em consonância com as orientações pedagógicas da Secretaria Educação, a proposta desta etapa é estabelecer nexos com as políticas de fomento ao esporte, valorizar a corporalidade e o lúdico. Fundamenta-se em pressupostos de relevância do trato da cultura corporal e do esporte escolar na educação básica, a saber: participação, diversidade, ética, cooperação, regionalismo, inclusão e emancipação.

O JERP em sua etapa zonal, que ocorreu pela primeira vez neste tipo de modalidade, no Estado da Bahia, promoveu o encontro dos NTE 02, 03,11, 12 e o 23, sendo o NTE-11 o anfitrião, realizador de tal etapa, e sede para o evento. Neste encontro, o NTE 11 contou com as parcerias da Prefeitura de Barreiras, da Secretaria de Educação de Esporte e Lazer (Barreiras); do Colégio Privado Enigma, da COOPEB e FASB; na cessão do Ginásio de Esportes e quadras poliesportivas adequadas às atividades; Polícia Militar, garantindo a segurança nos espaços; cobertura dos meios de comunicação local, TV Câmara e rádios; FANCEJMA- Fanfarra do Colégio Estadual Jutahy Magalhães; Prefeituras municipais dos territórios; UFOB e UNEB. O evento além de contribuir para o fortalecimento dos vínculos dos Territórios, contribui para o espirito esportivo dos estudantes além de promover a integração de todos.

A articuladora Iara, representando o NTE-03 de Seabra, em felicitação, agradece a toda equipe do NTE-11 de Barreiras, e pela oportunidade de participar da etapa zonal do JERP, etapa tão esperada. A realização da etapa zonal do território, promoveu a alegria aos estudantes, que há muito tempo havia ansiado por tal perspectiva de participar desta fase. Conta ainda, que o evento fortaleceu o espírito de igualdade e equidade, e abraçou isso na etapa zonal e reforça os 10 anos de JERP, em que o governo da Bahia está de parabéns, pois, chegamos a está etapa tão esperado por nossos atletas.

O coordenador pedagógico, representante do NTE 02, Ernani Fernandes Silva, ao participar do evento, conta como foi sua experiência: “Os JERP (Jogos Estudantis da Rede Pública) constituem em sua rica oportunidade educativa. Isso fica evidenciado na empolgação dos estudantes, integração com os outros alunos e aprendizagens diversas. O evento está ocorrendo com muita organização e profissionalismo, o que amplia o sentido da educação. Após 9 horas de viagem, os alunos do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros- NTE 02 estão vivendo o encantamento de participar do evento. ”

O aluno, José Divino, da Colégio Estadual Leônidas Araújo Silva de Tabocas do Brejo Velho, do NTE 23, conta como foi maravilhoso sua participação no evento, e que atendeu suas perspectivas, e que espera oportunidade para participar de outras etapas que virão.

Evangelista, coordenador e representante do NTE 12, considera a etapa zonal como uma ótima oportunidade para aumentar os vínculos entre os Núcleos Territoriais, como descrito: “A etapa zonal é, sem dúvida, uma oportunidade de avizinhar a parceria entre os núcleos territoriais, no sentido de compartilhar êxito e dificuldade. É uma experiência de fundamental importância para os estudantes conhecerem e aprenderem um pouco mais dos costumes e cultura da região. ”

Osmar Milazzo, Coordenador de Educação Física e esporte escolar da Secretaria de Educação, acredita que o projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na Escola, tendo como um dos objetivos a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico.

Para a Diretora Regional de Educação do NTE-11, professora Maria Aparecida Vasco das Chagas, foi um prazer junto com sua equipe de trabalho, fazer todos os preparativos para receber os estudantes atletas e professores do Oeste que os acompanharam, por entender essas atividades como essenciais ao desenvolvimento de todas as potencialidades dos estudantes. Para ela, a etapa zonal foi um sucesso e deseja que a etapa estadual seja outra grande oportunidade de integração, cooperação, alegrias e fortalecimento do espirito esportivo e do trabalho em equipe para a juventude baiana. Parabeniza ao governo/SEC/SETRE/SUDESB/NTE/Escolas e demais parceiros locais.

Na quinta-feira, houve a entrega das placas para cada NTE, e escolas participantes do evento, um gesto simbólico de agradecimento por cada instituição que se disponibilizou e se esforçou para marcar presença e agregar ao JERP com seus atletas, que por sua vez representam o reflexo da educação e espírito esportivo do nosso país.

IMG-20190730-WA0174

IMG-20190730-WA0120 IMG-20190730-WA0172 IMG-20190730-WA0174 IMG-20190730-WA0178 IMG-20190730-WA0187 IMG-20190730-WA0188 IMG-20190730-WA0189 IMG-20190730-WA0191