Está acontecendo nesta sexta feira(18) apresentações de danças, músicas, poesias em comemoração ao dia da Consciência Negra, nas Escolas Estaduais de Cristópolis, Constantino Catarino de Souza em Luís Eduardo Magalhães e Nossa Senhora Aparecida localizada no Município de Formosa do Rio Preto.
Durante toda a semana foi desenvolvido no Colégio Estadual Nossa senhora Aparecida o projeto “Combata o preconceito com a ação da sua consciência” com objetivo de valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros na escola bem como em toda a comunidade local, os Estudantes arrecadaram alimentos para distribuir para famílias necessitadas.
Para a aluna Andreina Batista, da 2ª série do Ensino Médio é satisfatório para nós aprender brincando; em alusão ao dia da Consciência Negra, tema tão necessário nos dias atuais, quando ainda se discrimina pela cor da textura da pele. Também sair com os colegas na cidade pedindo alimentos para a prova aberta foi muito legal.
Para a professora Raycelmara Caldas “poder explorar e fazer uma ampla reflexão com essa galera é muito importante, pois um país que é essencialmente negro é inadmissível ainda ter preconceito racial.”
“O projeto sobre a consciência Negra foi bastante proveitoso para os alunos e demais participantes que se fizeram presentes no Colégio Estadual de Cristópolis. Foi uma manhã maravilhosa, em que paramos para refletir sobre a real situação que o negro ainda enfrenta na sociedade atual, assistimos a muitas apresentações brilhantes desde filme até a roda de copeira, fiquei feliz e acredito que os demais alunos gostaram dessa oportunidade! Parabéns a todos os envolvidos principalmente ao professor Saulo e a Diretora Eunice.” Estudante Cláudio Carvalho.