Selo é criado para reconhecer ações socioambientais nas escolas

 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está desenvolvendo várias atividades que marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), dentre as quais está o lançamento do Selo COM-VIDA 2016. O objetivo é reconhecer e valorizar ações socioambientais no Projeto Político Pedagógico das escolas estaduais, estimulando o protagonismo estudantil e a participação da unidade nos projetos estruturantes da Secretaria. A iniciativa visa fortalecer a educação ambiental nos Sistemas de Ensino da Rede estadual e fomentar a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e meio ambiente.

– Acesse a Por­taria Nº 5902/2016 – SELO COM-VIDA.​pdf
– Acesse o For­mu­lário de Ins­crição – SELO COM-VIDA.​pdf

Para participar, o diretor da unidade deve preencher o formulário de inscrição, disponibilizado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), responder ao instrumento de auto-avaliação da escola e apresentar um Plano de Ação. Neste último, deve conter o relatório das atividades desenvolvidas, com o registro dos resultados obtidos na comunidade escolar. A Coordenação de Educação Ambiental e Saúde também disponibiliza um email (educação.ambiental@educacao.ba.gov.br) para dúvidas e orientações.

Para a certificação do selo, os projetos serão avaliados por uma Comissão Estadual. A avaliação ocorre entre os dias 05 de janeiro e 28 de abril e os certificados serão realizados no dia 05 de junho de 2017.

Livro
A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado também já co­meçou a dis­tri­buir da se­gunda edição do livro do Pro­grama de Edu­cação Am­bi­ental do Sis­tema Edu­ca­ci­onal (Pro­EASE). Os mais de 20 mil exem­plares da nova pu­bli­cação, re­vi­sada e am­pliada, che­garão a todas as es­colas da rede es­ta­dual, através dos Nú­cleos Re­gi­o­nais de Edu­cação (NRE). A pu­bli­cação do Pro­EASE – criado em con­so­nância com a Po­lí­tica Na­ci­onal de Edu­cação Am­bi­ental (PNEA) – traz ori­en­ta­ções e in­for­ma­ções sobre os prin­ci­pais con­teúdos e dis­cus­sões sobre a te­má­tica e tem como ob­je­tivo for­ta­lecer e ori­entar a Edu­cação Am­bi­ental nas es­colas es­ta­duais, em todos os ní­veis e mo­da­li­dades edu­ca­ci­o­nais através de ações que trans­formem o am­bi­ente es­colar em um es­paço edu­cador sus­ten­tável.