Para participar, o diretor da unidade deve preencher o formulário de inscrição, disponibilizado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), responder ao instrumento de auto-avaliação da escola e apresentar um Plano de Ação. Neste último, deve conter o relatório das atividades desenvolvidas, com o registro dos resultados obtidos na comunidade escolar. A Coordenação de Educação Ambiental e Saúde também disponibiliza um email (educação.ambiental@educacao.ba.gov.br) para dúvidas e orientações.
Para a certificação do selo, os projetos serão avaliados por uma Comissão Estadual. A avaliação ocorre entre os dias 05 de janeiro e 28 de abril e os certificados serão realizados no dia 05 de junho de 2017.
Livro
A Secretaria da Educação do Estado também já começou a distribuir da segunda edição do livro do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE). Os mais de 20 mil exemplares da nova publicação, revisada e ampliada, chegarão a todas as escolas da rede estadual, através dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). A publicação do ProEASE – criado em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) – traz orientações e informações sobre os principais conteúdos e discussões sobre a temática e tem como objetivo fortalecer e orientar a Educação Ambiental nas escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades educacionais através de ações que transformem o ambiente escolar em um espaço educador sustentável.