Estudantes da rede estadual se mobilizam para eleição geral de líderes de classe

foto lider

Mais de 912 mil estudantes da rede estadual de ensino estão se preparando para a eleição geral de líderes de classe, que acontece nos dias 18,19 e 20 de abril, nas unidades escolares da capital e do interior. A expectativa é que 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos para o Ano Letivo 2016. A proposta faz parte do programa Educar para Transformar, para promover o protagonismo juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa.
Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para a ambiência na unidade de ensino. Entre às competências dos líderes destacam-se: representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; elaborar um plano de trabalho relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.
As eleições aumentam a participação dos estudantes na vida escolar, como explica o estudante Ismael Almeida de Souza, eleito líder de classe do Colégio Estadual José de Castro, em Barreiras. “Meu objetivo é ajudar na melhoria da escola, levar as necessidades da turma ao conhecimento da direção, e estar sempre buscando atingir nossos objetivos em prol da escola”, relata.
A mobilização nas escolas é feita com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e dos orientadores de estudos, que recebem formação para auxiliar aos estudantes na elaboração do plano de ação e das metas para a escola. “Acreditamos veementemente que a participação dos estudantes na organização escolar e nas decisões educacionais, contribuirá efetivamente para o fortalecimento da  cidadania do educando e para transformações políticas efetivas de uma sociedade”, declarou  a professora Maria Aparecida Vasco das Chagas, Diretora Regional do NRE 11.

lider2 lider 3