NTE-11 participa da live promovida pela SEC, sobre a importância da UAB para formação inicial e continuada.

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Coordenação de Programas Estratégicos Especiais, responsável pela Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a Undime e com o Instituto Anísio Teixeira promoveu agenda na manhã desta terça terça-feira (01), na qual tratou da importância da Universidade Aberta do Brasil, seu histórico, contribuições e perspectivas para interiorização e democratização do Ensino Superior. A Diretora Regional de Educação, professora Maria Aparecida Vasco das Chagas, apresentou o histórico e legislação que embasam a referida universidade e seus polos presenciais, como também o trabalho desenvolvido e atendimento do Polo da UAB em Barreiras, falando também da importância dessa instituição e das parcerias que a SEC/ NTE 11 tem realizado com todas as instituições de Ensino Superior do Território.

Além da Diretora, houve a participação do Professor Marcius Gomes, Superintendente da Coordenação executiva de Projetos Estratégicos da educação, Cybele Amado, Diretora do IAT – Instituto Anísio Teixeira, e do aluno egresso da UAB, José Augusto de Euclides da Cunha do Semiárido Nordeste II. A condução da Live aconteceu pela Professora Agda Stela.

“A ampliação e fortalecimento da formação de professores é uma das metas prioritárias para elevação dos indicadores de aprendizagem dos estudantes. A abertura de cursos à distância tanto de formação inicial quanto das especializações, seja na formação de professores, ou para outras profissões, fazem parte também das nossas metas. Sendo assim, buscamos o fortalecimento da UAB, para em parceria com as demais instituições garantirmos a democratização do conhecimento no Território”. enfatiza Maria Aparecida.

Para o Professor Március, ” a agenda com a UAB nesta terça-feira é fundamental e marca a celebração de duas grandes datas para a Bahia, que são os 38 anos da Uneb e do IAT, que fazem a diferença na formação continuada em todo nosso território”.

“Quero expressar a minha Gratidão, a Diretora Regional de Educação do Território da Bacia do Rio Grande, Maria Aparecida Vasco Chagas que vem apoiando na otimização das ações que integram o funcionamento adequado do Polo de Apoio Presencial UAB- Barreiras. Estamos juntas realizando um trabalho de parceria, colaborativo e integrado; contribuindo assim para o fortalecimento e ampliação do acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade no Território da Bacia do Rio Grande”.  Givaédina Moreira de Souza, Coordenadora do Polo de Apoio Presencial UAB Barreiras.

A Professora Cybele, lembra que “a educação e processo formativo, necessita de um movimento que gere a continuidade e quando comparemos com a medicina por exemplo, precisamos o quanto é necessário se manter atualizado, aprendendo e resinificando nossas práticas”.