Nesta quarta-feira (16) professores e coordenadores foram nomeados, em diário oficial (DOE), sendo o mesmo inédito, ou seja, foi o primeiro concurso realizado no regime de 40 horas pelo estado. Segundo a Secretaria de educação Isabella Paim “Esta decisão do Governo do Estado de dobrar a carga horária, em comparação a todos os concursos realizados anteriormente, demonstra o compromisso com a Educação. Assim, estes profissionais vão passar mais tempo nas escolas, tendo uma maior integração com a comunidade escolar, podendo dar mais prioridade às práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula”. Os nomeados, estão procurando a sede do NTE (em Salvador) e aos 26 núcleos localizados no interior do estado.
No Núcleo Territorial de Educação – 11, responsável pelo Território da Bacia do Rio Grande (localizado na cidade de Barreiras), já possui um fluxo intenso destes nomeados, a diretora Maria Aparecida Vasco das Chagas, está os recebendo desde o dia 16, para assinatura da posse dos mesmos. Em nota a diretora se referiu ao concurso com muita satisfação e com a expectativa de fortalecimento no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que com o quadro de professores efetivos, ocorre a redução de rotatividade e consequentemente maior possibilidade de planejamento, efetividade do tempo escolar, e melhoria no processo pedagógico e desempenho dos estudantes.
Até o momento são 32 professores que tomaram posse dentre os 86 contemplados para o NTE-11, somando também mais 3 coordenadores pedagógicos, estes nomeados serão distribuídos nos municípios que o NTE abrange, os municípios são:
Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cristópolis, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhaes, Mansidão, Riachão das Neves, São Desiderio, Roda Velha, Santa Rita de Cássia e Wanderley.