Aconteceu nesta sexta-feira (27/04) a V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente- Cuidando das Águas do Oeste Baiano no auditório do CETEP- Bacia do Rio Grande. A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma campanha pedagógica caracterizada pela mobilização e engajamento de crianças / adolescentes e da comunidade escolar, em debate sobre temas socioambientais contemporâneos. Participam as unidades escolares das séries dos anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8 ª série / 6° ao 9° ano), incluindo as escolas indígenas, quilombolas e assentamentos rurais, sendo uma forma de inserir a Educação Ambiental no currículo escolar e de mobilizar a comunidade, para a transformação de valores e atitudes em prol da sustentabilidade ambiental.
Para o Coordenador da Escola José Bernardino, localizada no Município de Riachão das Neves, Rodrigo Pereira de Oliveira, é uma grande satisfação participar de um evento dessa magnitude, pois o tema proposto faz parte da realidade da Escola. É muito satisfatório ver os jovens falando a mesma língua, empenhados em buscar soluções para a qualidade da água e sua preservação.
Para os Estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias em Barreiras, discutir sobre a importância do cerrado na manutenção das bacias hidrográficas e dos aquíferos subterrâneos. O papel central que o cerrado exerce na vida das populações Ribeirinhas da Bacia do Rio Grande, que têm a água como elemento fundamental para sobrevivência.
Nas palavras da Diretora do Núcleo Territorial de Educação, Maria Aparecida Vasco das Chagas, este é um momento significativo para o desenvolvimento de atitudes conscientes e responsáveis da juventude frente aos problemas socioambientais, visando a implementação de ações diárias e contínuas que influenciam em aspectos locais e globais em relação ao uso racional dos recursos naturais.