Arte, cultura, esporte, intervenções sociais e mostra de experimentos científicos estão entre as ações que irão marcar, nesta quinta-feira (21), a segunda edição do #Transformaê – Virada Educacional Bahia. Tanto nas escolas como nos Centros de Educação Profissional da capital e do interior. Estudantes, professores, gestores e funcionários estão dando um show nas apresentações dos projetos que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. Serão 12 horas de atividades simultâneas, com a integração entre a escola e a comunidade.
A Diretora do NTE 11, Maria Aparecida Vasco das Chagas, juntamente com o técnico da SEC/CONTE Climério Sapucaia Nascimento e a Coordenadora da CODEB Suzikelly Oliveira Novais, estão acompanhando as atividades desenvolvidas pelas unidades escolares.
“O acompanhamento das atividades do #Transformê: Virada Educacional Tomando Partido pela Escola no Território da Bacia do Rio Grande, confirma a nossa satisfação com o empenho dos gestores, professores, estudantes, pais, bem como a integração e o apoio das diferentes instituições convidadas a fazerem parte das referidas ações. Constatamos o desenvolvimento de atividades científicas, artísticas, culturais e de diferentes participações sociais que fortalecem e valorizam as atividades escolares. ” Maria Aparecida Vasco das Chagas.
Cada unidade escolar terá uma programação específica e o tema geral será “Tomando Partido pela Escola”. Com essa temática, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia reafirma a importância da escola enquanto local da formação humana, social, política e econômica dos sujeitos da aprendizagem, favorecendo aos integrantes da comunidade escolar e local a realização de intervenções sociais no ambiente para a melhoria da convivência e da atuação de cada um dos sujeitos que compõem o universo educacional.
No Colégio Estadual El Shadai, em Barreiras, os Estudantes estão participando da palestra “Construindo valores familiares através do diálogo”, além de oficinas de artesanato e culinária, dança, música e teatro. A escola estará aberta durante todo o dia para receber os estudantes e a comunidade.
Para o estudante Vinicius Santos, do Colégio Estadual Alexandre Leal Costa, este é um dia bastante diferenciado, em que ele e todos os colegas estão agregando muito conhecimento e aprendizado à sua formação.
“O evento está sendo muito importante, a comunidade está marcando presença, prestigiando os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante o ano letivo, além do envolvimento, entusiasmo e muita alegria dos nossos alunos. Durante o dia teremos oficinas, músicas, apresentação de trabalho cientifico, alimentação saudável, Projeto Escravo nem Pensar”. Noeli, Diretora do Colégio Estadual Marley Terezinha Pretto, em Luís Eduardo Magalhães.
“O Transformaê está acontecendo em minha escola com bastante desenvoltura, possibilitando a nos estudantes novos conhecimentos. Iremos participar de uma caminhada sobre o Setembro Amarelo, além das oficinas, palestras, jogos, feira de ciências e várias outras atividades. Joyce Araújo, estudante do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, localizado no Município de São Desidério.
Redijaê
Na virada educacional também será lançada a ação Redijaê, com a proposta de fazer com que os estudantes da 3º série do Ensino Médio escrevam, até duas redações, e cadastre os textos no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira, pelo endereço. Os textos serão corrigidos e devolvidos aos estudantes, como mais uma forma de auxiliar na preparação para a redação do ENEM.