Promover a cultura empreendedora e capacitar os baianos para dinamizar ainda mais a economia da capital e também do interior. Estas são as metas do projeto Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-BA. Lançado pelo governador Rui Costa, o projeto vai levar cursos de qualificação para os 27 Territórios de Identidade da Bahia, capacitando professores e estudantes para alcançar mais de 50 mil jovens baianos até 2018, sendo 40 mil alunos da educação básica e 10 mil da educação profissional. O lançamento ocorreu no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador.
O lançamento do Projeto foi realizado nesta terça-feira (16), pelo Governador Rui Costa e pelo Secretário de Educação Walter Pinheiro, contando com a presença de todos os superintendentes, equipe da Secretaria, Gestores dos Centros de Educação Profissional, Estudantes, Professores e todos os Diretores Regionais entre eles a Diretora do Núcleo Territorial de Educação-11 Maria Aparecida Vasco das Chagas, da Vice-diretora do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP) Fernanda Suely Souza da Paz e da Vice-diretora do Colégio Estadual Luís Viana Mara Nanda de Oliveira Dias.
“Senti-me honrada em participar do lançamento do Projeto Educação Empreendedora, pois acredito que este contribuirá para o fortalecimento do Ensino Médio no que diz respeito à preparação básica para o mundo do trabalho. Ressaltando ainda que além de preparar, esse projeto incentiva o desempenho escolar oportunizando o Estudante para o primeiro emprego. Sendo assim, parabenizo o Governador Rui Costa, o Secretario Walter Pinheiro e o Superintende Durval Libânio pela iniciativa e parceria com o Sebrae, em prol do fortalecimento da Escola Pública”. Maria Aparecida Vasco das Chagas Diretora do NTE-11 Barreiras.
Para a vice-diretora do CETEP Fernanda Suely, o encontro foi muito importante, percebe-se o empenho e vontade em qualificar verdadeiramente a Educação Profissional, através da fala do governador Rui Costa, do Secretário Walter Pinheiro e do Superintende Durval Libânio.
programa Primeiro Emprego. O objetivo é identificar egressos para atuar nas secretarias de 150 unidades escolares, ampliando, ainda mais, a inserção dos jovens no mundo do trabalho. O governador Rui Costa pediu aos estudantes que eles atualizem seus dados. “Estamos em uma busca ativa dos jovens egressos da escola técnica para oferecer uma oportunidade, mas esbarramos na dificuldade de encontrá-los por falta de informações ou dados equivocados no cadastro. Queremos gerar nove mil vagas no setor público e estamos trabalhando para gerar mais nove mil na iniciativa privada. Então peço que vocês preencham e os professores orientem os alunos na importância desse cadastro”, destacou Rui.
A ideia do programa é inserir nove mil jovens no mercado de trabalho até o final de 2018. Para isso, é importante que os estudantes estejam com seus dados cadastrais atualizados no banco de dados da Secretaria Estadual de Educação. A atualização pode ser feita pela internet, no site ou ainda na unidade escolar em que o estudante está matriculado ou que concluiu seu curso. Até o momento, um total de 7.214 egressos e estudantes da rede estadual foram convocados, sendo que 2.257 deles já foram encaminhados para postos de trabalho.