Os estudantes de todas as escolas estaduais da Bahia irão eleger, entre os dias 9 e 12 de abril, seus líderes e vice-líderes de classe, que passarão a atuar como interlocutores das turmas junto à comunidade escolar. Para isso, nestas segunda e terça-feira (2 e 3), está sendo constituída uma comissão eleitoral em cada unidade escolar, que ficará responsável por organizar e fiscalizar todo o processo eleitoral que vai desde o período de campanha, que ocorre de 4 a 6 de abril, ao período de votação.
No Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado em Firmino Alves (440 km de Salvador), a comissão eleitoral já foi formada e conta com representantes dos alunos, professores, funcionários e das famílias. A professora e vice-diretora, Sicleide Cintra, está exercendo a função de presidente da Comissão Eleitoral e fala sobre a função deste coletivo. “A comissão tem um papel muito importante na eleição de líderes de classe, pois iremos viabilizar a realização de todo o processo eleitoral de forma consciente e democrática. Uma das nossas ações será ouvir as propostas de cada um dos candidatos, em cada sala de aula”, destacou a educadora.
O estudante Rodrigo de Jesus, 19, 3° ano, é um dos candidatos de sua turma. Caso seja eleito, este será o seu segundo ano como líder de classe. “Atuei como líder no ano passado e acredito que fiz um ótimo trabalho, pois o meu objetivo de incentivar os colegas aos estudos e a participarem dos projetos estruturantes foi alcançado. Agora, tenho mais experiência para exercer esta função e ajudar toda a comunidade escolar”, afirma o candidato.
Quem também está na expectativa da eleição é Eduardo Bonfim, 16, 2° ano. “Esta é a primeira vez que sou candidato e estou muito animado porque quero ajudar meus colegas no que for necessário. Já estou pensando nas propostas que apresentarei na campanha”, disse, entusiasmado.
Cronograma da eleição:
02 e 03 de abril – Constituição da Comissão Eleitoral;
04 a 06 de abril – Período de campanha;
09 a 12 de abril – Período de votação;
17 a 28 de abril – Lançamento dos dados dos líderes de classe no sistema escolar.