Educadores participam de formação na USP em programa da Embaixada Americana sobre o estudo da Ciência

índice

Dois educadores da rede estadual de ensino estão representando a Bahia e participando da formação no Programa de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM TechCamp Brasil 2018), realizado, durante esta semana, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. A coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, e o professor de História, Delmaci Ribeiro de Jesus, que leciona no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado em Catu (91 km de Salvador), foram selecionados pela organização do STEM pelo relato das iniciativas e projetos desenvolvidos na rede estadual de ensino da Bahia para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nas áreas relacionadas.

Até esta sexta-feira (22), eles participam de atividades de sensibilização e formação. Além disso, trocam experiências e conhecem outras práticas educacionais desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil. O STEM TechCamp Brasil 2018, que é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, tem o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial para implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de Educação Básica do Brasil.

Para Shirley Costa, o encontro está sendo muito produtivo. “A participação neste evento tem nos dado vários direcionamentos sobre o desenvolvimento e ampliação de novas atividades que envolvam STEM na Bahia e discutir essa temática, com todas as unidades da federação sobre iniciativas voltadas para este campo, nos dá uma visão de que estamos no caminho certo. Estar aqui junto com um professor da rede estadual da Bahia discutindo com outros estados nos mostrou novas perspectivas de ampliação do que o Ciência na Escola vem fazendo em toda a rede”, destaca.

O professor Delmaci de Jesus está compartilhando as experiências obtidas com o seu projeto “Clube de História”, que é desenvolvido na escola em que atua e trata da temática específica sobre “Estudo e Popularização da Cultura Afro-brasileira por Estudantes da Educação Básica”. “A importância de participar de um evento como este está justamente em compartilhar ideias e, também, ter contato com novas aprendizagens a partir de projetos que estão sendo desenvolvidos nas diferentes regiões do país. Esses dias estão sendo de muita aprendizagem, pois estou conhecendo ferramentas como ‘Classroom’ e ‘Design Thinking’, que serão úteis para ampliar o que eu já faço com os estudantes do Clube de História”, afirma.