O Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado, contabiliza a convocação de 688 estudantes na primeira lista de aprovados da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Todos são egressos da escola pública e foram beneficiados, ao longo de 2017, com o cursinho pré-vestibular ministrado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC). De acordo com a UNEB, as aulas do primeiro semestre serão iniciadas no dia 26 de fevereiro.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que o UPT é uma política pública do Estado direcionada à juventude, que contribui para o acesso à Educação Superior de egresso do Ensino Médio da rede pública estadual. “Este programa vem oportunizando aos jovens egressos da escola pública o acesso ao Ensino Superior. Este número de convocados mostra a eficácia desta iniciativa que beneficia jovens e adultos, inclusive indígenas e quilombolas, de várias regiões da Bahia”, afirmou.
A coordenadora do UPT, Tânia Fróis, disse que este número de convocação tende a aumentar. “Ainda estamos esperando novas listas para confirmar novas convocações referentes à segunda lista da UNEB e das outras instituições do Ensino Superior”, afirmou.
Sobre o UPT – O projeto Universidade para Todos é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. Em 2017, foram disponibilizadas 16.400 vagas em cerca de 229 localidades do Estado da Bahia.
O UPT também promove projetos complementares como seminários, aulões, oficinas, simulados e orientação vocacional. Oferece, ainda, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.