Matrícula na rede estadual será destinada aos concluintes do Ensino Fundamental nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/01)

A matrícula para o ano letivo da rede estadual de 2019 prossegue nesta quarta (23) e  na quinta-feira (24) para os estudantes concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O processo poderá ser realizado em qualquer colégio da rede estadual e via internet, no caso da capital baiana e mais 59 municípios, a exemplo de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Confira a lista das cidades abaixo.

Matrícula 2019 no Col. Bolivar Santana - foto. Emerson Santos (6)

“Este ano, dobramos o número de municípios participantes do processo de matrícula via web em relação ao ano passado, quando tivemos somente 26 cidades”, destaca a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana Carvalho. Eliana explica, que a matrícula nestes municípios poderá ser feita pela internet ou em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo na escola que o estudante irá estudar.

A diretora enfatiza que foi firmada uma parceria com os municípios de Salvador e Lauro de Freitas para que as escolas municipais também possam fazer a matrícula dos alunos que irão migrar para a rede estadual. “É importante destacar que as unidades escolares das redes municipais de Salvador e Lauro de Freitas estarão abertas nesta quarta-feira (23) para o atendimento desta demanda”, acrescentou.

Nas demais cidades, a matrícula para estes estudantes só poderá ser feita presencialmente nas escolas. Para a efetivação da matrícula, deverão ser apresentados na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação.

O ano letivo de 2019 começará no dia 11 de fevereiro e se encerrará no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado à avaliação fina.

Cronograma de matrícula

 

- Quarta (23) e na quinta (24) – Concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios. Em Salvador e Lauro de Freitas as escolas municipais estarão abertas para fazer a migração dos estudantes para a rede estadual.

- Sexta-feira (25) – Novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros Estados e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual.

 

- Segunda (28) e a terça (29) – Alunos novos do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Quinta-feira (31) – Confirmação de matrícula para os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro. Os pais ou responsáveis deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

 

Matrícula pela INTERNET

Concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental – Salvador

Concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental

1- Abaré

  1. Acajutiba
  2. Aiquara
  3. Alagoinhas
  4. Baixa Grande
  5. Barreiras
  6. Barro Preto
  7. Barrocas
  8. Bom Jesus da Lapa
  9. Cairu
  10. Camaçari
  11. Camamu
  12. Carinhanha
  13. Chorrochó
  14. Coribe
  15. Dario Meira
  16. Dias d’Ávila
  17. Eunápolis
  18. Feira de Santana
  19. Firmino Alves
  20. Gloria
  21. Gongogi
  22. Guaratinga
  23. Ibiassucê
  24. Iguaí
  25. Ipirá
  26. Itaberaba
  27. Itororó
  28. Jequié
  29. Jitaúna
  30. João Dourado
  31. Lamarão
  32. Lauro de Freitas
  33. Luís Eduardo Magalhães
  34. Macaúbas
  35. Macururé
  36. Madre de Deus
  37. Maiquinique
  38. Mata de São João
  39. Matina
  40. Nilo Peçanha
  41. Nova Ibiá
  42. Paulo Afonso
  43. Pindobaçu
  44. Pirai do Norte
  45. Potiragua
  46. Porto seguro
  47. Riachão
  48. Do Jacuípe
  49. Riacho de Santana
  50. Santa Cruz da Vitória
  51. Santaluz
  52. São Gabriel
  53. Serra do Ramalho
  54. Serrinha
  55. Simões Filho
  56. Tapiramutá
  57. Vitória da Conquista
  58. Xique-xique