Educadores podem inscrever trabalhos para apresentação no Virtual Educa Bahia 2018

índice

Estão abertas, até o dia 14 de abril, as inscrições para educadores de todo o Brasil que desejem apresentar trabalhos durante o Virtual Educa Bahia 2018, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão científica internacional e divulgada no dia 4 de maio. A inscrição é gratuita e deve ser realizada on-line, no endereço virtualeduca.org.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, destacou a importância do Virtual Educa para a Bahia. “Este não é um encontro de tecnologia, mas para que a gente possa entender como é possível, contextualizando a Educação e enxergando cada território, promover a transformação social. Sou parceiro deste encontro desde a sua primeira edição. No ano de 2015, no México, disputamos sediar o Virtual Educa com a Argentina. Depois, em 2017, na Colômbia, a Bahia já sacramentou o Virtual Educa. Tanto é que encerramos na Colômbia o ritual de passagem para 2018 aqui na Bahia”, destacou.

O Virtual Educa Bahia 2018 está estruturado em seis fóruns, cada um dos quais é dividido em seminários. A apresentação do trabalho deve ser feita dentro de um fórum escolhido pelo educador na inscrição. São eles: Fórum de Educadores para a Era Digital; Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização; Fórum de Aprendizagem ao Longo da Vida; Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P + D + i); Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade; e Fórum de Desenvolvimento Tecnológico (Makers).

Após a comunicação dos trabalhos selecionados para a apresentação no evento, os autores terão um prazo para confirmar a participação, bem como, para solicitar revisões de possíveis erros. As apresentações selecionadas, com divulgação prevista para o dia 25 de maio, constarão na programação geral do Encontro.

Sobre o Virtual Educa – O XIX Encontro Internacional Virtual Educa é um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação e foi criado em 2001 com a Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo objetivo é promover a inovação na Educação para promover a transformação social e o desenvolvimento sustentável, especialmente na América Latina e no Caribe. Tanto é que o lema desta edição é “Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural”, em virtude da importância estratégica da Educação nas sociedades plurais do século XXI. Além disso, o Virtual Educa está associado ao I Fórum Global Virtual Educa sobre ‘Cooperação SUL-SUL’, sobre questões de inovação para inclusão.

O Virtual Educa opera por meio de uma aliança de organizações internacionais, agências multilaterais e instituições públicas e privadas, que reúne os setores público, empresarial, acadêmico e da sociedade civil. Nesta edição do encontro, será lançado o programa Think Blue, do Banco Mundial, que visa estabelecer um marco mundial sobre a economia do mar, com foco na sustentabilidade e na economia sustentável. Maiores informações no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

 

- Período de submissão dos trabalhos (não prorrogável)

até 14/04

- Envio do certificado de registro do trabalho (CRP)

e a carta de convite (CIV)

Ao enviar o documento

- Avaliação de trabalhos submetidos

15 a 26 de abril

 

Comunicação dos resultados

27 de abril

Prazo de correção de erros

Prazo para transferência ao fórum virtual

02 de maio

 

Publicação dos resultados finais na web 

Repositório digital de certificados: certificado de apresentação
selecionado (CPS) e certificado de registro (CIN)

04 de maio

Acesso o painel do Apresentador para carregar

a comunicação que será apresentada na Encontro, formato PDF

até 08 de maio

Publicação do programa geral na web

25 de maio

 

XIX Encontro Internacional Virtual Educa Brasil

 

04 a 08 de junho

Repositório digital de certificados: certificado de apresentação (CPP) e certificado de participação (CPA)

22 de junho