Centros Juvenis de Ciência e Cultura estão com matrículas abertas para oficinas na capital e interior

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, unidades da rede estadual de ensino, localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Itabuna e Barreiras estão com matrículas abertas para diversas oficinas criativas. Cada unidade está ofertando aproximadamente 300 vagas, em mais de dez oficinas que abordam conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de Piloto Virtual, Fotografia, Games, Dança, Robótica e outras. Podem participar, estudantes matriculados na rede estadual de ensino que cursam do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio.
21768386_875016696008576_8921853487490958093_n
Para se matricular, o interessado deve se dirigir à unidade de seu município munido de documentos como Carteira de Identidade, duas fotos 3×4, comprovante de matrícula e de residência. As oficinas disponibilizadas são ministradas duas vezes na semana, em diferentes turnos, o que possibilita que o estudante participe de atividades que complementam as aulas do ensino regular, sem comprometer o turno letivo da escola.
Aprendizagem - De acordo com o vice-diretor do Centro Juvenil de Salvador, Alcides Magalhães, as oficinas estimulam ainda mais o aprendizado dos estudantes. “As oficinas acabam se tornando um leque de oportunidades na vida desses jovens, possibilitando-os alçar voos ainda maiores. Além disso, a participação acaba refletindo em um resultado mais positivo na sua escola de origem, pois as oficinas apresentam propostas de aprendizagem divertidas, garantindo o protagonismo desses jovens”, destaca o gestor.
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador está ofertando 22 oficinas. Dentre elas, destacam-se: Culturama, Piloto Virtual, Música, Ecociências, Filme, Edite e Publique, além de Robótica, Inglês e Fotografia, que são as mais procuradas pelos estudantes. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (5), a partir das 8h, com apresentações musicais dos próprios estudantes da unidade.
No Centro Juvenil de Senhor do Bonfim (385 km de Salvador), os cursos mais procurados dentre os 11 ofertados são “Robomaker”, no qual os estudantes aprendem a criar robôs utilizando materiais reaproveitados de outros equipamentos eletrônicos; “Juvenil Dance”, que visa a discussão sobre estilos musicais e participam de competições de dança e, também, o “Teatro Científico”, que foca na representação teatral com elementos da Ciência e experimentos científicos. Nesta unidade, a aula inaugural será realizada no dia 13 de março, às 16h, com jogos, dança e brincadeiras lúdicas.
Nas unidades localizadas em Itabuna e Barreiras, as aulas serão iniciadas no dia 12 de março, a partir das 8h. Já no Centro Juvenil de Vitória da Conquista, a aula inaugural acontecerá no dia 19 de março, das 8h às 17h. Em todas as unidades, a matrícula pode ser feita até o dia da aula inaugural, podendo o estudante escolher mais de uma oficina ofertada.
Oficinas ofertadas CJCC de Barreiras
    Do ato ao teatro
    Empreenda
    MovimentAÇÃO
    Ecociências
    Ciência em casa
    AudioVizoom
    Trilhas Espeleológicas
    Trilhas do Cerrado
    Cosmos
    ProgramAí
    Robótica