Primeira parcela do Bolsa Presença será depositada no dia 27 de abril

A primeira parcela de R$ 150 do Bolsa Presença para famílias com filhos matriculados na rede estadual de ensino e em condição de vulnerabilidade socioeconômica será depositada no dia 27 de abril. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (20), durante o programa Papo Correria. O programa beneficia famílias inscritas no CadÚnico e tem como objetivo evitar o abandono escolar e contribuir para fortalecer o vínculo com a escola e o processo de ensino e aprendizagem. O recurso será creditado em novo cartão Alelo que os estudantes beneficiados receberão.  “Esse programa prevê uma aplicação de pelo menos R$ 280 milhões. Com as limitações de recursos que nós temos, esse é um investimento realizado através de um esforço fiscal enorme para poder dar esse reforço aos nossos estudantes. São mais de 300 mil famílias beneficiadas. Além desse programa, também temos o vale-alimentação de R$ 55 por estudante e a bolsa de R$ 100 para 52 mil monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, do programa Mais Estudo. Estes três programas representam mais de R$ 410 milhões destinados aos estudantes e às suas famílias da rede estadual”, destacou o governador. O governador também anunciou o período de inscrição para as 200 mil vagas dos cursos de qualificação profissional, de Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão ofertados pelo Governo da Bahia, no âmbito do Programa Educar Para Trabalhar. As inscrições serão gratuitas e realizadas no período de 26 de abril a 5 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico e questionário socioeconômico, a serem disponibilizados no Portal da Educação. Os cursos são voltados para estudantes matriculados e egresso da rede estadual de ensino. As vagas estão distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos e 44 cursos. Medidas restritivas Durante o Papo Correria, Rui também explicou que a transição para uma fase de flexibilização das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 está atrelada às taxas de ocupação dos leitos de UTI. “Definimos que para iniciarmos o processo de abertura para atividades como casamentos, cirurgias eletivas e as aulas no formato semipresencial, as cidades precisam manter a marca máxima de 75% de ocupação durante cinco dias seguidos. Ainda não temos nenhuma região em condição de migrar pra essa fase mais flexível, mas, assim que tivermos, daremos início a essa transição”.

Visita aos Colégios Estaduais no Município de Luís Eduardo Magalhães.

A Diretora do Núcleo Territorial de Educação NTE-11, Maria Aparecida Vasco das Chagas, juntamente com a equipe, tem realizado visitas, in loco, aos Colégios Estaduais jurisdicionado ao NTE. A visita de ontem (14/04/2021) foi aos Colégios Estaduais Mimoso do Oeste, Maria Otília Lutz e Constantino Catarino de Souza, no Município de Luis Eduardo Magalhães.
O objetivo é acompanhar a aplicação dos Simulados e ações do SAGA- Sistema de Gestão da Aprendizagem; Aproveitamento de Estudos e seus resultados; Matrícula e adequação dos espaços físicos; Adequações para os novos alunos; Programação de Professores; acompanhamento das atividades remotas; Socialização e mobilização para o Programa Bolsa Presença.

O aproveitamento de estudo é fundamental para o estudante avançar nas etapas de ensino. Dessa forma, diante de muita procura neste momento de pandemia estamos dando todo o suporte necessário aos nossos alunos. Noeli Rosalina, vice diretora do Colégio Estadual Maria Otília lutz.

O aluno Rian, do Colégio Estadual Mimoso do Oeste, que está fazendo aproveitamento de estudo, destacou a importância do simulado para conclusão de estudo, diante desse cenário de pandemia e se diz muito otimista e cheio de planos para ingressar no ensino superior.

“É gratificante acompanhar a organização e envolvimento da gestão e todos os segmentos escolares para a efetividade dos diferentes programas educacionais. Seja na utilização do SAGA como ferramenta para a melhoria da gestão da aprendizagem; seja nos resultados do ENEM ou aplicação do simulado para que os estudantes concluintes possam usufruir do direito do Aproveitamento de Estudos; e, ainda, no cadastramento para o Bolsa presença, todos voltados para a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes. Parabenizamos a todos os envolvidos nas ações educacionais.” Maria Aparecida Vasco das Chagas, Diretora do NTE.

Nas palavras da Gestora Denize, do Colégio Estadual Mimoso do Oeste, a visita da Diretora do NTE, juntamente com sua equipe foi muito proveitosa, momento em que discutimos sobre as necessidades da nossa escola, a vinda dos novos alunos. A mesma ressaltou que o momento é gratificante para todos da escola.

Segundo a estudante do Colégio Estadual Maria Otília Lutz, Fernanda Ferreira dos Santos, que vem da zona rural, o Aproveitamento de Estudo, está sendo uma oportunidade muito importante para os estudantes concluintes neste período de pandemia. O simulado serviu como reforço para rever os conteúdos e ao mesmo tempo como processo de avaliação para proporcionar a continuidade dos estudos.

Acompanhamento do Trabalho Remoto nas Unidades Escolares.

A Diretora do Núcleo Territorial de Educação – NTE-11, Maria Aparecida Vasco das Chagas, juntamente com a equipe, tem realizado visitas in loco, aos Colégios Estaduais jurisdicionados ao NTE. A visita mais recente, foi no Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira e no anexo de Olhos D´Água, município de Wanderley, com objetivo de dialogar sobre trabalho remoto, acompanhar a entrega de atividades impressas para os estudantes que não têm acesso a internet, verificando também, as estratégias metodológicas de aplicação das referidas atividades e devolutivas entre professores e estudantes; preparo da escola referente aos protocolos de segurança para o momento do retorno híbrido e presencial; tecnologias disponíveis nas escolas para uso dos professores, acompanhamento do andamento dos Programas implementados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, tais como Mais Estudo e Vale Alimentação.

Na oportunidade, o engenheiro do NTE, Francisco Carlos Vieira Damaceno, fez vistoria no prédio onde funciona o anexo, para providências e encaminhamentos dos reparos físicos e elétricos necessários.

Nas Palavras da Diretora Regional de Educação, essas visitas sempre foram muito importantes para o fortalecimento do diálogo entre os Gestores e aprimoramento do acompanhamento das ações educacionais, no sentido de empoderar a escola a partir do conhecimento efetivo das suas ações, validando-as. De acordo com a Diretora, essas visitas tem, ainda, o objetivo de apoiar e ajudar os gestores escolares e a comunidade, na solução de problemas que dependem da intervenção do NTE/SEC ou até mesmo de um diálogo com a comunidade escolar e local, ou com as Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação, uma vez que, o trabalho desses entes institucionais consiste na parceria e articulação de ações pelo fortalecimento da Educação no Território da Bacia do Rio Grande.

Nós, do Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira, agradecemos a visita da Diretora Maria Aparecida, sua presença em nossa escola contribui para acreditarmos que estamos no caminho certo e também nos deu direcionamento para as questões que precisam ser ajustadas, através do olhar pedagógico e administrativo que ela sempre coloca a serviço de educação pública de qualidade social para todos. Agradecemos a parceria que sempre demostrou com nossa instituição. Taciana Rios, coordenadora pedagógica.

Matrícula para alunos novos envolve 127 municípios de dez NTEs conforme calendário da SEC

A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21, que prossegue até o dia 14 de abril, está ocorrendo por bloco de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE), conforme o calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Nesta segunda-feira (29), começaram a ser matriculados os estudantes egressos de escolas municipais, federais e privadas. A ação envolve 127 municípios de dez Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A matrícula para quem já é aluno da rede estadual foi renovada automaticamente. Os pais, responsáveis ou estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021). A relação dos municípios correspondentes a cada NTE e os telefones das escolas também estão disponíveis no Portal da Educação. A matrícula pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC DIGITAL (disponível gratuitamente nos sistemas ANDROID e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada diretamente da escola, com horários agendados por telefone, adotando todos os protocolos sanitários, durante o atendimento. Em Jacobina, André Luiz Pereira já garantiu a matrícula da sua filha Ana Lais Lima, 14, que estudava no Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda e  agora, fará o curso técnico em Administração, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte da Diamantina II. “Fiz o agendamento da matrícula por horário e fui bem recepcionado na portaria do CETEP. Ao entrar, mediram a minha temperatura, me deram álcool em gel para higienizar as mãos e aguardei a minha vez de ser atendido, mantendo o distanciamento e com máscara. É muito importante que as escolas tenham essa atenção com os alunos neste momento de pandemia, para que eles continuem com os estudos, mesmo que de forma remota”, afirmou.  Este segundo bloco, iniciado na sexta-feira (26) e que segue até o dia 31 de março, contempla os seguintes NTEs: Teixeira de Freitas (NTE 07); Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Barreiras (NTE 11); Macaúbas (NTE 12); Caetité (NTE 13); Itaberaba (NTE 14); Ipirá (NTE 15); Jacobina (NTE 16); e Paulo Afonso (NTE 24). Dentre as cidades, destacam-se: Angical, Boquira, Lajedão, Mundo Novo, Serra Preta, Rodelas, Glória, Ubaira, Wanderley, entre outras. A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, será de 29 a 31 de março. Já para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental, a matrícula nova será no dia 31 e, para o Ensino Médio, nos dias 30 e 31. Como faz a matrícula on-line Para fazer a matrícula on-line, o estudante deve fazer o cadastro no SAC Digital. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável. Na internet ou no app, será necessário preencher e fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última páginas. Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para a ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”. Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Início do ano letivo 2020/2021 da Rede Estadual de Ensino

O ano letivo continnum pedagógico 2020/2021 da rede estadual de ensino foi iniciado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), na manhã desta segunda-feira (15). Com a participação do governador Rui Costa e de alunos, professores e gestores da comunidade escolar baiana, uma aula inaugural transmitida pelo canal Educa Bahia (TV e internet), marcou a retomada das atividades, que, inicialmente, se dará apenas de modo remoto, em função do agravamento da pandemia da Covid-19.

“Quero pedir a todos, alunos, professores e gestores, que busquem fé em Deus, que busquem energia e dedicação, assim como demonstraram os profissionais da saúde e de segurança ao longo do último ano, neste retorno das atividades letivas. Além do início das aulas, temos a retomada do Mais Estudo, o programa de monitoria que vai beneficiar 52 mil alunos com bolsa, para impulsionar o processo de aprendizagem nesse momento que estamos vivendo. Educação é o que transforma a vida das pessoas”, disse o governador.

É com grande esperança, entusiasmo e alegria que estamos dando início a mais um ano letivo. Um ano atípico, cheio de desafios e também de oportunidades. Na nossa instituição escolar trabalharemos com as aulas síncronas e assíncronas. Utilizaremos ferramentas como o google sala de aula, google meet, whatssap e outras. Envolver o aluno no ensino remoto é um grande desafio. Mas, estamos de mãos dadas com a nossa equipe, mostrando que, se todos se unirem estaremos levando uma educação de qualidade aos nossos alunos, mesmo diante do tão necessário distanciamento social. Aline Gonçalves Vieira Lacerda, Coordenadora do Colégio Estadual de Cristópolis.

Para a Diretora do Núcleo Territorial de Educação, Maria Aparecida Vasco das Chagas, o primeiro dia de aula é sempre de expectativa, emoção, alegria, entusiasmo e integração. Neste ano, apesar da pandemia pela covid-19, não está sendo diferente no que se refere aos nossos sentimentos enquanto educadores para com a acolhida dos estudantes. E considerando que somos eternos aprendizes, desde março de 2020 temos nos reinventado para darmos continuidade ao propósito educacional. Sendo assim, o engajamento de todas as instituições e equipes neste início de ano letivo, por ensino remoto, criando novas estratégias metodológicas e uma sinergia capaz de contribuir para o envolvimento de todos os segmentos escolares e desenvolvimento dos estudantes, têm sido pontos positivos para vencermos os desafios educacionais no contexto de pandemia.

Nas palavras da estudante do Colégio Estadual Veronildo Mendes, Maria Elisa Palmeira, o momento de retorno das aulas era muito esperado, hoje ele pode rever os colegas, professores e equipe gestora, destacou a importância das aulas e apoio que vem recebendo de sua escola em seu processo de ensino aprendizagem.

Capacitação de Manipuladores de alimentos do Território da Bacia do Rio Grande.

Aconteceu nessa sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, a capacitação com as merendeiras jurisdicionadas ao Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Rio Grande, com a Nutricionista lotada neste Núcleo, Annajulia Conceição Gallardo. Foram três (03) encontros virtuais, nos quais as servidoras tiveram aulas com temas voltados para técnica dietética, técnicas culinárias, aproveitamento integral dos alimentos e gastronomia na alimentação escolar.

No último trimestre de 2020 tivemos uma capacitação voltada para as boas práticas na manipulação de alimentos e cuidados no enfrentamento da COVID-19. O objetivo da capacitação foi ampliar os conhecimentos técnicos das manipuladoras de alimentos para a confecção de refeições saudáveis de qualidade e mais atraentes.

Para a nutricionista Annajulia, é um momento muito gratificante, por que conseguimos nos aproximar mais ainda das manipuladoras e mostrar para elas técnicas utilizadas para um melhor aproveitamento dos alimentos, formas de preparo, cortes diferenciados de vegetais, combinação de alimentos, enfim, mostramos que podemos incrementar a alimentação com conhecimento adquirido.

“Aprendi muitas novidades com as orientações da nutricionista, dicas valiosas para inovar e aproveitar alimento integralmente”, merendeira Elenita, lotada no Colégio Estadual Antônio Rodrigues Viana- Buritirama.

I Feira de Inovação e Ciências do Oeste da Bahia (FICOB)

O Núcleo Territorial de Educação (NTE-11), representado pela Diretora Regional Maria Aparecida Vasco das Chagas, participou como organizador e parceiro da I Feira de Inovação e Ciências do Oeste da Bahia (FICOB), que aconteceu dias 17 e 18 de novembro de 2020, toda em formato virtual. A Feira teve apresentação de trabalhos produzidos pelos estudantes sob orientação dos professores, promoção Minicursos e Palestras.

A FICOB tem como objetivo estimular a ciência e inovação, o desenvolvimento de tecnologias e o empreendedorismo em jovens das escolas da educação básica e ensino técnico da rede pública e privada do oeste da Bahia.

A Diretora do NTE-11 Maria Aparecida, agradece e parabeniza à Comissão Organizadora do evento, às Instituições parceiras, às equipes Gestoras das Unidades Escolares e especialmente aos professores orientadores e estudantes que são os protagonistas da ação!

Para a Estudante do 3º ano, Sabrina Oliveira, do Colégio Estadual Duque de Caxias, que participou com o projeto Babosa Famosa, premiado em 3 categorias, “o momento é de gratidão pela participação e premiação na FICOB, mesmo diante dos desafios tivemos total apoio de nossos professores orientadores, estou muito feliz com o êxito do projeto”.

“ Fiquei imensamente feliz com os resultados da FICOB. O evento, planejado e executado em equipe, pensado para os Estudantes da região Oeste da Bahia, mostrou o potencial das nossas Escolas e da educação pública de qualidade. Os estudantes e professores orientadores brilharam! Os projetos foram incríveis, inovadores e mostraram relevância social”. Diretora do Centro Juvenil de Ciências e Cultura de Barreiras (CJCC), Laisa Brandão.

Nas palavras da Coordenadora Uânia Soares, lotada no Colégio Estadual Marcos Freire, a Feira de Inovação e Ciências do Oeste Baiano (FICOB) é uma proposta que fomenta a iniciação científica em nosso Território, revelando o potencial e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas. Apesar das adversidades impostas pela COVID-19, as unidades escolares mostraram que é possível realizar pesquisa científica em meio às incertezas e dificuldades.

Segue link abaixo com resultado de todas as premiações da FICOB.

https://drive.google.com/file/d/1OhVzcX6jaW-uEADKiUGilsqkhTHzhhH6/view?usp=sharing

Governador se reúne com gestores dos Núcleos Territoriais de Educação antes do início do ano letivo

Às vésperas do início do ano letivo na rede estadual de ensino, o governador Rui Costa se reuniu, no fim da tarde desta sexta-feira (7), com todos os  gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e com membros da equipe da Secretaria da Educação do Estado (SEC), inclusive o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues. O encontro, realizado no prédio do órgão estadual, visou discutir ações incluídas no planejamento estratégico para 2020, com foco no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Esta é a primeira vez que o governador e os gestores dos 27 NTE se reúnem em 2020. “Gestão é algo que se faz, em qualquer lugar do mundo, seja no setor público ou privado, coletivamente. Para alcançar êxito, principalmente quando se trata de uma área mobilizadora como a Educação, é preciso engajamento e também que todos tenham participação em todo o processo e saibam da importância dos respectivos papéis. Esses gestores são parte fundamental da engrenagem da educação baiana”, afirmou Rui.   Durante o encontro, o governador — que completa, na próxima semana, 400 escolas visitadas em todas as regiões do estado — abordou pontos que considera essenciais, tais como o contato frequente dos gestores dos NTE com diretores, por meio de ferramentas capilares que garantam sintonia e articulação na ponta para garantir unidade de ação.   Rui ainda alertou sobre a importância de os gestores dedicarem mais tempo para a visitação das unidades que fazem parte dos núcleos; de nivelar o conhecimento das regras de lotação dos docentes para evitar excedentes e sobreposições de professores; de fazer um checklist e garantir tudo que é fundamental para assegurar fluidez na aprendizagem; e de programar reuniões periódicas para compartilhamento de boas práticas, com o intuito de nivelar o cuidado da comunidade escolar com as estruturas das quais fazem parte, a fim de diminuir diferenças dentro da rede.   Mais de 750 mil estudantes fizeram a matrícula e irão cursar o ano letivo 2020 em unidades escolares da rede estadual de ensino. Em todo o território, as aulas começam na próxima segunda-feira (10) e seguem até 15 de dezembro.   O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do encontro dos gestores com o governador Rui Costa. “Ouvir as palavras do governador é fundamental porque é uma mensagem de alinhamento que nós compartilhamos. O grupo sai mais forte por entender o seu engajamento. E cada ponto apresentado serve de estratégia para a gente”, disse.   A diretora Edilza Santos, do Núcleo Territorial de Educação de Alagoinhas (NTE 18), contou que o encontro proprorciona mais confiança aos gestores do NTE. “Poder alinhar ações com o governador, o secretário e a equipe da SEC, nos ajuda a voltar para nossas regiões mais fortalecidos e sabendo da importâcia de trabalhar de forma coletiva com as escolas estaduais”, disse.   

Capacitação das Merendeiras dos Colégios Estaduais jurisdicionados ao Território da Bacia do Rio Grande

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (29/01/2020) na sala de videoconferência deste Núcleo Territorial de Educação -11, a Capacitação das Merendeiras dos Colégios Estaduais jurisdicionados ao Território da Bacia do Rio Grande, com objetivo de aprimorar os conhecimentos e habilidades desses profissionais de forma a melhorar a execução de suas atribuições no ambiente de trabalho e garantir a oferta de alimentos seguros aos Estudantes da Rede.

Para a nutricionista do NTE, Annajulia Gallardo, o ano de 2020 se inicia com vários projetos a serem desenvolvidos, sendo uma atribuição do nutricionista na área da alimentação escolar a capacitação das merendeiras da rede, aproveitamos a oportunidade de reunir as colaboradoras antes do início do ano letivo no mesmo período em que recebemos as primeiras estagiárias do curso de Nutrição da UFOB, o que culminou na elaboração de um projeto de excelência que, além de valorizar o profissional responsável pela manipulação de alimentos, nos mostra a importância da parceria entre NTE/UFOB na perpetuação e construção do conhecimento e benefícios para a sociedade.

“A experiência adquirida no estágio de alimentação escolar junto a troca de conhecimento que tem acontecido  durante as oficinas de capacitação, abordando o tema: boas práticas de manipulação de alimentos,  tendo como público as merendeiras das escolas da rede estadual de ensino, tem sido de grande importância para a nossa formação acadêmica, pois nos permite colocar em prática os conteúdos  técnicos que foram aprendidos no decorrer do curso,  desde a pratica de hábitos alimentares mais saudáveis a produção de alimentos que sejam de qualidade, variados, que estejam em condições higiênico-sanitários adequadas , e que venha a respeitar a identidade alimentar cultural da região.  Além de receber o retorno   das merendeiras, quando relatam suas vivencias e dificuldades que são encontradas no ambiente da cozinha. Vejo que aprendemos muito com elas. “ Estagiaria da UFOB, Pedrita Borges.

“Participar da elaboração e realização da capacitação para as merendeiras das Unidades Escolares está sendo uma experiência de grande significado para minha formação como Nutricionista, tanto no sentido técnico como social, uma vez que, a abrangência dessa formação repercutirá na melhoria da qualidade da merenda escolar, e consequentemente na qualidade de vida dos Estudantes.” Estagiária da UFOB, Gabriela Vasco das Chagas.

Reunião sobre a Implantação do Ensino Integral em Tempo Integral no Território da Bacia do Rio Grande

Acontece nessa manhã  de quarta-feira (29/01/2020), reunião de alinhamento  promovida pela Gestão do NTE 11 para  Implantação do Ensino Integral em Tempo Integral, em 09 Colégios Estaduais jurisdicionados ao nosso Território, com representantes das Universidades Públicas e Privada, UFOB– Universidade Federal do Oeste Baiano, IFBA– Instituto Federal da Bahia, UNEB– Universidade Estadual da Bahia- Campus IX e UNIFASB– Universidade São Francisco de Barreiras, além da presença dos Gestores e Coordenadores das respectivas Escolas contempladas.

O Colégio Estadual Aparício José da Silva, localizado no Município de Angical foi um dos contemplados com Ensino Integral, para a diretora Elys Regina,  é um grande desafio, mas acredita que as novas estratégias vão impactar positivamente na vida de nossos Estudantes.

“A Implantação do Ensino Integral vem beneficiar os Estudantes do 1º ano do Ensino em Tempo Integral do nosso Colégio, tendo em vista que os mesmos terão novas possibilidades de ensino, através de metodologias criativas, iniciação científica, práticas integradoras e essa reunião de hoje possibilita diálogo entre os Colégios/ Universidades/NTE, buscando uma cooperação técnica entre as instituições. ” Noeme Rocha, Diretora do Colégio Juthay Magalhães.  

Para a Diretora Regional Maria Aparecida Vasco das Chagas, os desafios do contexto Educacional são oportunidades para novas construções em prol do cumprimento da função social da Escola Pública. Sendo assim, aproveitou o momento de implantação da Educação Integral em Tempo Integral, para fortalecer as parcerias com as Universidades e Faculdades do Território, convidando-as para discussão e construção de propostas concretas em prol do desenvolvimento pleno dos Estudantes do Território. Nesse contexto, discute também a elaboração de convênios e ampliação dos já existentes. Agradece a todas as Universidades, Gestores e Coordenadores da Rede, pelo atendimento ao convite com muita prontidão, e pela efetividade das construções dessa manhã de trabalho.

Para a professora Emília Amaral, representante da UNIFASB, a participação na discussão da proposta de Educação Integral para o ensino médio se dá no sentido da possibilidade de firmar parcerias para a realização de oficinas, palestras e outras atividades de extensão. Essas parcerias são de grande importância para as duas partes, considerando o objetivo comum, que é a promoção de uma educação de qualidade na nossa região.

“O processo de integração Universidade/ Escola é oportunizado por situações como as vivenciadas hoje. Pensar na formação integral, em todas as dimensões da vida humana, não se faz sozinho, de maneira isolada. E essa reunião possibilitou isso: conhecer Gestores e Professores das diferentes cidades da região para refletir sobre a Educação. Um momento extremamente rico e proveitoso”. Mayara Soares de Melo- UFOB.

 Nas palavras da Professora Marta Divina – UNEB, a participação das Universidades, na construção da proposta de Ensino para o novo Ensino Médio e para o Ensino Integral da Rede Estadual, é de extrema importância para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de nossa região.

Segundo a Professora Neiva Pereira- IFBA, esse momento de discussão representa uma ação de grande importância, pois trata-se do desenvolvimento e renovação da Educação em nossa Região.